domingo, 31 de julho de 2011

O verdadeiro caráter da democracia no Brasil







Dirão os defensores da democracia que não há prova maior de sua consolidação no Brasil do que a declaração do Ministro da Defesa Nelson Jobim nesta semana, de que votou no candidato concorrente da atual mandatária, José Serra. Afinal, a democracia está tão consolidada que um governo pode manter em seu séquito um apoiador declarado de seu maior rival.
Na realidade não é uma prova de que a democracia brasileira funciona, essa declaração é a prova mais cabal de que ela nunca se realizou no nosso país. O PT se elegeu em 2002 há duras penas, após perder três eleições seguidas, e ter abandonado parte de seu ideário mais radical. Na realidade não é que ele se elegeu, a elite que comanda o país desde seu descobrimento é que permitiu ao PT subir ao poder.
O PT que defendia o socialismo jamais chegaria ao poder, pois a imensa maioria da população foi educada para rejeitar ideias que represente de fato a solução de seus problemas cotidianos. Ela não recebe uma educação política que torne sua escolha racional nas eleições, ela deve votar sempre nos candidatos que a elite permite.
A tão falada revolução burguesa nunca existiu, o país que sempre esteve inserido no capitalismo global se industrializou quando foi permitido a ele, se a falsa ideia de democracia que existe hoje é divulgada pelos quatro cantos é por que para o capital internacional tanto faz, tanto fez quem está no poder, seus interesses sempre serão defendidos pelos políticos e não os da população.
Jobim é o exemplo mais bem acabado desse aspecto da política nacional, o governo Lula defendeu uma política externa independente que privilegiava as relações entre os países em desenvolvimento, no entanto só podia fazer isso por que o ministério da defesa mantinha uma opção de apoiar Washington em tudo, uma prova disso é que uma das melhores opções para a modernização da força área nacional (os caças russos) foram deixados de lado em detrimento de sucatas aéreas fornecidas pela “misericórdia francesa e estadunidense”.
De nada adianta uma política externa independente caso o país não possa se defender de ameaças externas (e como essas ameaças entenda-se a quarta frota do Atlântico da marinha americana e não a retomada das refinarias de petróleo e gás pelo governo boliviano). Jobim foi mantido para atender aos interesses dos EUA, e também os interesses do PMDB.
O governo Lula só se manteve por que conseguiu conciliar o conservadorismo da nossa elite nacional (que prefere ser subserviente recebendo muito pouco da burguesia internacional) ao mesmo tempo em que entregava à população pobre uma falsa sensação de que seu poder de compra aumentou um pouco.
Nelson Jobim e seu PMDB representam tudo que há de pior no país, aqueles que só mandam nos outros por negar que a imensa maioria possa decidir seu destino. Enquanto nossa burguesia manter essa estrutura que tanto a beneficia, mas que beneficia muito mais a burguesia externa, o conceito de democracia jamais poderá ser efetivado no nosso país.
João Vicente Nascimento Lins 31/07/2011
Chage do cartunista Carlos Latuff, a charge representa bem quem de fato manda no nosso país.

Nenhum comentário: