quarta-feira, 6 de março de 2013

História...



Willian Waack: experimento ditatorial dos irmãos castro


Arnaldo Jabor: massas ignorantes e sem cultura da América Latina


E tem quem fale que o tempo das ideologias acabou, que as classes sociais não existem e que o imperialismo é um delírio. Não a luta de classes não acabou, a ideologia burguesa é uma realidade, o imperialismo ganha força todos os dias, e o capitalismo se consolida, enquanto as reformas neoliberais não são deixadas de lado, mas reafirmadas todos os dias, que o diga Grécia, Espanha, Síria, Líbia, Mali, Paraguai e Venezuela.

De fato tudo que é sólido se desmancha, mas sempre enquanto um produto da humanidade (principalmente as ignorantes e sem cultura) que por serem isso talvez se revoltem e queiram destruir o sólido com mais raiva do que qualquer outra coisa, afinal ninguém ensinou a elas que elas devem aceitar morrer de fome, serem enganadas, exploradas e mortas.

Então se a realidade que vivemos é uma ficção por que não deixamos de lado as ficções da propriedade privada dos meios de produção, do capital financeiro, dos juros, da religião, da ideologia. Talvez por que elas são frutos da realidade material tal qual a exploração...

Enquanto houver explorados, exploração, fome, o trabalho de muitos alimentando apenas poucos, haverão as massas ignorantes e sem culturas que ousam enfrentar o sólido e construir a humanidade, enquanto houver experimentos "ditatoriais" em Cuba, na Córeia, na Rússia, haverão pessoas ignorantes, e enquanto houver esses ignorantes, a humanidade terá esperanças de se efetivar, ao contrário de uma realidade em que só haja os cultos e intelectuais que tanto reafirmam a exploração de todos.

Imagem: homenagem de Carlos Latuff no Opera Mundi ao Comandante Chávez

Nenhum comentário: